Blog das 7friends4ever Adriana, Andréa, Denise, Gabi, Izabel, Larissa e Paty.

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Manifestação dos Estudantes

Salve e buenas! Dêem uma olhadinha na imagem abaixo:


Dentre 3 e 5 MIL estudantes das Universidades Públicas realizaram uma passeata em protesto aos Decretos do Serra. Segue, abaixo, notícia da Reuters, publicada no UOL.

"Manifestantes têm reunião com governo em SP após bloqueio da PM

Da Reuters

Representantes de universidades estaduais paulistas e alunos conseguiram nesta quinta-feira (31) um encontro no Palácio dos Bandeirantes com autoridades do governo.

A reunião segue-se à chegada de milhares de manifestantes na região do palácio, onde a Polícia Militar bloqueou ruas e impediu a aproximação da multidão.

Segundo um dos participantes, 15 representantes do protesto seriam recebidos no palácio para discutir reivindicações de alunos, funcionários e professores das universidades.

A PM formou um cordão de isolamento no cruzamento das avenidas Morumbi com Francisco Morato, na zona sul da capital, impedindo a passagem dos manifestantes, que saíram em passeata do campus da Universidade de São Paulo no início da tarde.

De acordo com estimativas da PM, haveria de 3.000 a 5.000 manifestantes na passeata.

Os policiais usaram três vezes spray de pimenta para impedir o furo do bloqueio, e o trânsito na região foi interrompido.

"O Palácio dos Bandeirantes por lei é uma área de segurança pública. Nós não podemos permitir manifestação naquele local, principalmente a quebra da ordem", disse o coronel da PM Alaor José Gasparetto, que não quis divulgar o número de homens envolvidos na operação, mas afirmou que era "bastante elevado" e que o Palácio dos Bandeirantes está isolado.

A manifestação ocorre no mesmo dia em que o governador José Serra (PSDB) editou uma medida eliminando, segundo o próprio governo, "os equívocos de interpretação" dos decretos que deflagraram a invasão da reitoria da USP por estudantes, no dia 3 de maio.

O documento foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a pedido dos reitores da Unicamp, USP, Unesp e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp).

Um dos principais motivos dos protestos são cinco decretos assinados pelo governador que feririam a autonomia universitária, segundo seus críticos. Também fazem parte das reivindicações contratação de mais professores, aumento do repasse para a educação, construção de moradia estudantil e reajuste salarial.

"Sem dúvida, foi um recuo do Serra, mas insuficiente", disse Magno de Carvalho, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp). "Queremos a revogação dos decretos e o fim da Secretaria de Ensino Superior (criada por Serra)", acrescentou.

Os estudantes traziam faixas de protestos, exibiam livros aos policiais e entoavam: "Nós temos cadernos e não armas." Em uma das faixas estava escrito: "Quem governa por decreto é ditador."

Um aluno da Unicamp, que não quis revelar seu nome, disse que a revisão dos decretos é uma manobra para esvaziar a manifestação desta quinta-feira."

Depois falam que greve e manifestação não dão resultados!

Luzes eternas...

Nenhum comentário: